O homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração (1Sm 16.7).

22 de agostoCoração

LEITURA BÍBLICA
1 Samuel 16.1-13

A história de Davi é uma das mais tocantes que conheço. No texto de hoje, narra-se o começo dela.
Era um tempo em que valia muito mais a razão da força do que a força da razão, e o rei precisava não apenas ser um grande guerreiro, mas também parecer assim. Enviado a ungir o novo rei, o profeta Samuel se surpreende quando Eliabe, provavelmente um homem forte e vistoso, é rejeitado por Deus em favor de um adolescente ruivinho. E recebe a lição de que o Senhor se interessa muito mais pelo coração de Davi.

À primeira vista, pensando com a minha mente limitada, tendo sido escolhido por causa de seu coração, seria de se esperar que Davi fosse impecável em toda a sua vida. Mas a Bíblia não doura seus heróis, e Davi é mostrado em seus altos e baixos. Naquele que, creio, foi o pior de seus momentos, o rei fica ocioso em seu palácio em plena guerra, entediado, e acaba se envolvendo com uma mulher casada, engravidando-a. Não contente, tenta acobertar o problema arquitetando, e consumando, a morte do marido.

Mas então, era este o coração que Deus queria? O de um rei preguiçoso, adúltero e assassino? Não. Seguramente não.
A história também não acaba aqui. O rei é confrontado pelo profeta Natã, em nome de Deus. Um rei absoluto, com autoridade para fazer calar o profeta, aceita a confrontação e se quebra por inteiro. Humilha-se perante seu Deus (é quando compõe o Salmo 51 – não deixe de ler).

Davi caiu, arrastou-se na lama, mas o coração deste homem era totalmente submisso ao seu Criador – e ele voltou.
Apesar da terrível e vergonhosa queda, Deus continuou usando Davi, que veio a tornar-se ancestral do próprio Jesus Cristo.
Olhando para o exterior, eu provavelmente teria jogado Davi fora, desde o começo e de novo depois. Mas Deus vê o coração e não despreza alguém que o leva a sério. – MHJ

A integridade do coração diante de Deus não fica sem resposta.

. Colabore com a missão da RTM, adquirindo seu exemplar do Pão Diário. Para adquirir o seu exemplar do Pão Diário,  Clique :

 

 

Sobre Donizete Adriani

SOU CRISTÃO, TENHO POR OBJETIVO NESTA PÁGINA, DIVULGAR A PALAVRA DE DEUS, TRAZENDO UMA PALAVRA DE CONFORTO, ÂNIMO E ENCORAJAMENTO AOS INTERNAUTAS. // *** " E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. " Marcos 16:15 *** // " Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! " 1 Coríntios 9:16 *** // " E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos. " Lucas 9:2 *** /// " Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. " 1 Coríntios 1:17 *** /// " E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo. " Atos 5:42 *** // " E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma. " Romanos 1:15 *** // " O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos. " Isaías 61:1 ***//
Esse post foi publicado em Saúde Espiritual e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

