Leitura do Pão Diário

27 de setembro

Respeito

LEITURA BÍBLICA
Salmo 71.17-21

Ensine os homens mais velhos a serem moderados, dignos de respeito (Tt 2.2).

Sentado numa espreguiçadeira, um idoso gritou “Respeitem o velho!” a crianças barulhentas ao redor que não acatavam seus apelos para se aquietarem. Para muitos, a terceira idade é a mais respeitável. Espera-se que muitos anos de vida convençam os inexperientes a dar ouvidos a sábios conselhos.

Feliz foi o salmista da leitura, pois confiava no Senhor desde a juventude (v 5), tornou-se “um exemplo para muitos” (v 7) e foi ensinado pelo Senhor desde bem novo (v 17). Contava com o Senhor para guardá-lo na velhice a fim de falar de Deus às futuras gerações. Já passou por muitas e duras provas e louvava a Deus pelas vitórias. Diríamos: merece respeito! Acontece, porém, que nem sempre todos os idosos são respeitados, talvez por falta de ensino, mas também porque de algum modo não se qualificam. Por isso, o apóstolo Paulo manda que se ensinem os cristãos mais velhos a viverem de forma a serem dignos de respeito, pois a velhice em si não o garante.

Geralmente o idoso que compreende os jovens é honrado porque se identifica com eles e não os adverte demais. Os jovens não deveriam ser levados a “ter medo de velho”, até por que fugirão de quem espalha rabugice e mau humor. Em meio às incertezas da sua vida, querem alguém que os entenda com paciência e que espere vez para ensinar.

O Antigo Testamento parece mandar respeitar a terceira idade em qualquer situação. Condena aqueles que não valorizam os pais e os mais idosos. Jesus deu o exemplo, honrando Maria, sua mãe: na hora da morte entregou-a aos cuidados de João, o discípulo mais novo. Paulo admoestou-nos a honrar a todos, sem distinção de idade e sexo. Previu, porém, a possibilidade de um velho não merecer o respeito por não dar um bom exemplo, mas de ser alguém como meu sogro: no seu funeral ouviu-se um filho desviado dizer, entre soluços: “Se houve cristão neste mundo, foi papai!” – TL

O que vale não é idade, é maturidade. 

Colabore com a missão da RTM, adquirindo seu exemplar do Pão Diário. Para adquirir o seu exemplar do Pão Diário  acesse:

www.transmundial.com.br

(11) 5031-3533

 

Anúncios

Sobre Donizete Adriani

SOU CRISTÃO, TENHO POR OBJETIVO NESTA PÁGINA, DIVULGAR A PALAVRA DE DEUS, TRAZENDO UMA PALAVRA DE CONFORTO, ÂNIMO E ENCORAJAMENTO AOS INTERNAUTAS. // *** " E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. " Marcos 16:15 *** // " Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! " 1 Coríntios 9:16 *** // " E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos. " Lucas 9:2 *** /// " Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. " 1 Coríntios 1:17 *** /// " E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo. " Atos 5:42 *** // " E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma. " Romanos 1:15 *** // " O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos. " Isaías 61:1 ***//
Esse post foi publicado em Saúde Espiritual e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s