Leitura do Devocional Pão Diário.

Edição 17

10 de dezembro

Leitura Bíblica: Mateus 5.33-37
Não furtem. Não mintam. Não enganem uns aos outros. Não jurem falsamente pelo meu nome, profanando o nome do seu Deus: eu sou o Senhor (Lv 19.11, 12).

Você já fez algum juramento na sua vida? O que é isso, afinal de contas? Segundo o dicionário, juramento é uma afirmação ou promessa solene em que se toma por testemunha algo que se tenha por sagrado. Frequentemente invoca-se o próprio Deus como testemunha. “Juro por Deus” é o que se ouve muito por aí.

Tal costume era comum nos tempos antigos, havendo vários relatos dele na Bíblia. A primeira menção sobre juramento na Bíblia encontra-se em Gn 14.22-23, em que Abrão jura ao rei de Sodoma que não aceitaria recompensa dele. Normalmente o juramento era exigido nos relacionamentos entre as pessoas como garantia de que algum compromisso assumido realmente seria cumprido entre as partes: “Quando um homem fizer voto ao Senhor ou um juramento que o obrigar a algum compromisso, não poderá quebrar a sua palavra, mas terá que cumprir tudo o que disse” (Nm 30.2).

Portanto, segundo a lei do Antigo Testamento, um juramento falso era considerado uma profanação de Deus (veja o versículo em destaque). É por isso que não se deveria jurar levianamente, sem medir as consequências. Um exemplo trágico de tal irresponsabilidade é o de Herodes, que por causa de um juramento tolo teve de mandar decapitar João Batista (Mt 14.6-11).

No fundo, quando alguém jura, aquilo significa que aquela pessoa não merece crédito, de modo que precisa recorrer a alguém superior para confirmar a veracidade do que diz. Entretanto, na leitura bíblica de hoje, Jesus ensina que a pessoa cuja vida é dirigida por Deus é tão confiável que não precisa jurar: sua simples palavra é garantia de verdade. O fato é que, se a nossa afirmação não tiver valor diante de outras pessoas, tampouco terá valor acompanhada de juramento. É um padrão máximo, mas é o que Jesus nos proporciona quando o deixamos transformar nossa vida. – MM

O que dizemos deve ser a pura verdade. Ponto final.

http://www.transmundial.com.br

Anúncios

Sobre Donizete Adriani

SOU CRISTÃO, TENHO POR OBJETIVO NESTA PÁGINA, DIVULGAR A PALAVRA DE DEUS, TRAZENDO UMA PALAVRA DE CONFORTO, ÂNIMO E ENCORAJAMENTO AOS INTERNAUTAS. // *** " E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. " Marcos 16:15 *** // " Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! " 1 Coríntios 9:16 *** // " E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos. " Lucas 9:2 *** /// " Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. " 1 Coríntios 1:17 *** /// " E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo. " Atos 5:42 *** // " E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma. " Romanos 1:15 *** // " O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos. " Isaías 61:1 ***//
Esse post foi publicado em Saúde Espiritual e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s