Mulher formosa!?

Provérbios 11:22

Como jóia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da razão.

A beleza não é tudo, se a mulher que a tem não sabe como agir. . É difícil apreciar um anel de ouro no nariz de uma porca de 400 quilos, fedorenta, grunhindo, cabeluda! Mas esta é uma justa comparação com uma mulher atraente sem a graça pessoal para que possa ser uma companhia agradável. Uma mulher bonita, sem esta discrição é esta porca com um anel no nariz!

Salomão conhecia mulheres. Ele se casou com 700 princesas, e ele tinha ainda 300 concubinas (IRs 11:3). Deus deu a ele grande sabedoria e ele a usou para analisar a vida. Ele não confiava em mulheres; ele as achou mais amargas do que a morte (Ec 7:25-29). Ele avisou a respeito das mulheres prostituidoras (Pv 2:16; 5:3,20; 6:24; 7:5; 9:13-18; 23:27-28), e das mulheres desagradáveis (Pv 12:4; 19:13; 21:9,19; 25:24; 27:15-16; 30:21-23). A mulher virtuosa é mais rara do que rubis (Pv 31:10)!

A não ser que você tenha criado porcos, você não tem como apreciar integralmente a símile de Salomão! Deus fez do porco uma das Suas criaturas mais desprezíveis. É barulhento, sujo, nojento, ávido, mal cheiroso e destrutivo. A natureza dele é revoltante a todas as sensibilidades humanas. E não há treinamento que altere isto. Um porco é um porco que é um porco! Um anel de ouro no nariz está totalmente fora de lugar no seu corpo!

Uma mulher mediana é uma mulher bonita. Deus favoreceu a ela com um rosto e um corpo que torna a mulher atraente à vista. Tal beleza é realmente uma joia de ouro, e ela pode ser um presente maravilhoso e um ornamento para o seu marido. A sua imagem capta a atenção do homem em um bilionésimo de um segundo. Ela exerce poder sobre os homens que é difícil de ser medido. Ela pode tornar os homens em distraídos e fracos tiritantes em segundos. Ela é totalmente irresistível.

Salomão conhecia o perigo, por isso ele advertiu o seu filho contra as mulheres bonitas, a não ser que elas tivessem a discrição e a virtude que as fizessem desejáveis companheiras. Ele ridicularizou a mera beleza através deste fraco símile, que Deus inspirou pelo Seu Espírito Santo. E pais sábios farão a mesma coisa ao advertir seus filhos a respeito das mulheres perigosas. Filhos devem ser ensinados claramente a respeito de outros aspectos de viver com uma mulher por motivos além da mera beleza.

O que é discrição? Esta é uma qualidade maravilhosa, pois a falta dela pode tornar uma linda mulher em uma porca feia! Discrição é a habilidade de discernir ou distinguir o certo do errado, do condizente, ou do recomendável para a própria conduta de alguém. Ela é a decência do comportamento, da civilidade, da cortesia, da criteriosidade, da prudência, da cautela e da conduta cuidadosa; especialmente a capacidade de manter silêncio quando o falar não é aconselhável. Discrição é a habilidade de ser apropriada em todo o tempo e em todas as situações.

Discrição, como usada por Salomão é parte da sabedoria, o poder do correto julgamento e entendimento, o poder do correto discernimento (Pv 1:4; 2:10-17; 3:21; 5:1-2; Gn 41:33,39). A discrição é generosa com os outros (Sl 112:5). Ela rejeita a perversa conduta de outros (Pv 2:10-17). Ela pode governar o espírito de forma a retardar a ira (Pv 19:11). Ela sabe de que maneira uma situação requer uma conduta diferente (Is 28:23-29). É uma prudente aplicação da sabedoria no falar e no agir.

Uma mulher discreta é uma mulher agradável, exaltada por Salomão (Pv 11:16). Ela sempre sabe como agir, e faz isso de uma forma tão agradável que chega a ser encantadora para todos aqueles que estão à sua volta, sempre. Os homens e as mulheres do bem sempre tem em conta essa agradável criatura e tem para com ela a mais alta consideração. Ela é sempre honrada, e os homens são muito abençoados quando casados com esta rainha da virtude. Homens sábios só casarão com mulheres discretas e agradáveis. E se essa mulher também for bonita, o céu sorriu para o homem com dois sóis!

Como pode uma mulher não ser discreta? Ela pode ser a ousada, agressiva e conivente mulher estranha desprezada por Salomão, uma Dalila (Pv 7:10-20; 9:13-18). Discrição é um ramo do adjetivo “discreto”, que nos leva a descrever uma mulher ousada ou imoral, ou a sua conduta como sendo “indiscreta”. Uma impropriedade sexual é frequentemente chamada de “indiscrição”. À conduta feminina não casta, não modesta ou não envergonhada, lhe falta a discrição moral.

Como pode uma mulher não ter discrição? Ela pode ser irritante no falar ou no agir. Veja a descrição de Salomão a respeito da mulher desagradável acima. Ela discute ou fica importunando. Ela dá opiniões sem ser solicitada. Ela é autojustificativa, fica irada facilmente, é mal humorada, ou gosta de ser do contra a uma primeira opinião apresentada por outra pessoa. Ela é mesquinha, afetada ou política. Ela não consegue se calar, ficar sentada, ou ficar calada.

Como pode uma mulher não ser discreta? Ela pensa que foi criada para ser a segunda consciência do seu marido. Ela se preocupa mais em saber como está a sobremesa, do que saber de que maneira o seu marido foi honrado. Ela diz à sua família que ela trabalha muito por eles. Ela pensa que a noiva é a parte mais importante de um casamento.

Como pode uma mulher não ter discrição? Ela se preocupa com a tarefa dos seus filhos enquanto ele se envolve com a pornografia. Ela faz com que ele tenha lições de piano, enquanto ele deseja ganhar uma serra de corrente. Ela pensa que a sua opinião é igual à do seu marido. Ela pensa que reverência era um costume social formal nos dias de Abraão. Ela pensa que cozinhar é uma virtude. Ela fala para o seu marido a respeito do seu dia ao invés de procurar saber como foi o dia dele no trabalho.

Como pode uma mulher não ser discreta? Ela gosta de falar, questionar, sugerir ou fazer lembrar. Ela é crítica, negativa ou implicante. Ela dá valor a coisas de pouco valor. Ela corrige o seu marido a respeito de datas ou fatos irrelevantes. Ela adora catar bolinhas do tecido das roupas dele como se ele ainda fosse um menino de 7 anos. Ela é infantil, intrometida ou inquisitiva. Ela pensa que é atraente, critica a outros, quer ter seu próprio talão de cheque, não consegue perdoar de imediato e totalmente.

Como pode uma mulher não ter discrição? Ela se desentende com o seu marido em público. Ela chora sem motivo. Ela reage de forma exagerada a rumores ou a eventos insignificantes na sua vida. Ela sempre tem uma experiência para contar. Ela consegue encontrar alguma coisa negativa a respeito de tudo. Ela mantém a sua casa atravancada. Ela não tem a mínima idéia quando está irritando as pessoas; ele não entente o decoro social. Ela é atrevida demais, é ousada demais, barulhenta demais, e tem opiniões demais. Ela é uma dor.

Como pode uma mulher saber que ela é indiscreta? Simples! Os homens e as mulheres de bem buscam a sua companhia? Você tem muitos amigos? Todos eles a têm em alta estima? Se você não pode responder positivamente a estas três perguntas, é porque lhe falta discrição (Pv 11:16). A boa conduta conduz a favores de outras pessoas (Pv 22:1). Sua opinião a respeito de si mesma não tem valor – é perigosa! Todas as mulheres desagradáveis pensam que são desejáveis; é por isso que elas são desagradáveis! E a sua família vai mentir para manter a tranquilidade doméstica e, por isso, a opinião deles também não tem valor.

De que maneira uma mulher aprende a ser discreta? Estudando o livro de Provérbios e aplicando o que você estudou. Peça a amigos piedosos para serem brutalmente honestos e lhe deem críticas contundentes. Escolha algumas mulheres piedosas a copie a boa conduta delas. Rejeite a sua mãe e qualquer outro exemplo do seu passado que não viveram de acordo com a Santa Escritura. Aprenda a ser discreta (Tt 2:5), e humilde e quieta (IPe 3:3-4). Odeie a atitude arrogante e egoísta das mulheres modernas, que não conhecem suas posições.

Pais, ensinem os seus filhos a como avaliar uma mulher! Identifique as porcas com anel em seus narizes e aquelas que não os tem. Advirta-os a respeito de irem para a cama com tais criaturas porcas. Exalte e louve mulheres agradáveis e virtuosas (Pv 11:16; 18:22; 31:28). Apresente seus filhos, mesmo na tenra idade, a mulheres agradáveis, para que eles possam aprender o precioso respeito e o calor humano que elas geram. Louve essas mulheres como sendo o único padrão aceitável para uma esposa.

Jovem, não permita que a beleza de uma mulher o engane! Não seja vítima das suas sobrancelhas ou de qualquer outra qualidade física (Pv 6:25). Escolha uma mulher pela sua habilidade em agir perfeitamente em todo o tempo – no temor do Senhor e com um espírito humilde e calmo (Pv 31:30; Ec 10:1). A preciosa jóia de um espírito aprazível excede o brilho da beleza física como a luz solar à luz do luar, e a mulher aprazível fica cada vez melhor na medida que envelhece, enquanto que a modelo se desfaz em gordura, em grisalhos e rugas!

É o seu dever sagrado, com a ajuda do seu pai, medir o espírito de uma mulher e não o seu corpo. Um lindo exterior geralmente esconde um coração depravado e deformado. O que você fará com uma linda mulher que está sempre fora do seu alcance, mais amiga de outros homens, sempre irritada em casa, ou sempre irritando em casa? A cadeira de um dentista é um lugar mais confortável! Mas um espírito puro e agradável transformará uma mulher mediana em uma gloriosa amante e amiga!

Quais as consequências de negligenciar este conselho? Você viverá a sua vida num inferno marital. Você provará dores piores do que a própria morte. Você tentará esconder a sua terrível mancada da vista do público, mas não se pode esconder a mulher desagradável (Pv 27:15-16). Todos os homens e as mulheres saberão que a sua vida é uma tortura, enquanto a sua “belezinha” grunhe e fuça ao seu lado. E, se a sua porca não é bonita, todos os homens e mulheres ponderarão como você foi se casar com ela!

Uma igreja bonita sem a discrição das leis de Cristo, como as de Roma e de suas filhas, também são como uma porca cabeluda e fedorenta. Enquanto mostram o esplendor de catedrais e corais, órgãos e organizações, e tradições e tesouros, eles têm uma alma corrupta de uma prostituta degenerada, cheia de abominações e imundícias das suas fornicações (Ap 17:4).

Em questões de casamento, só uma mulher discreta e aprazível serve. Em questões de religião, só a pura doutrina da Santa Escritura e a graça de Jesus Cristo serve. Quando as falsas igrejas deste mundo murcharem na sua vergonha e caírem no inferno, a noiva imaculada de Cristo será exaltada em gloriosa vestimenta no banquete de casamento do Cordeiro!

Fonte :

http://www.letgodbetrue.com/portuguese/proverbs/commentaries/11_22.php

Anúncios

Sobre Donizete Adriani

SOU CRISTÃO, TENHO POR OBJETIVO NESTA PÁGINA, DIVULGAR A PALAVRA DE DEUS, TRAZENDO UMA PALAVRA DE CONFORTO, ÂNIMO E ENCORAJAMENTO AOS INTERNAUTAS. // *** " E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. " Marcos 16:15 *** // " Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! " 1 Coríntios 9:16 *** // " E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos. " Lucas 9:2 *** /// " Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. " 1 Coríntios 1:17 *** /// " E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo. " Atos 5:42 *** // " E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma. " Romanos 1:15 *** // " O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos. " Isaías 61:1 ***//
Esse post foi publicado em Saúde e bem-estar e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s