Provérbios 31:30 – Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.

Provérbios 31:30

Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.

Esposas podem ser escolhidas usando três critérios. Dois desses dão maus resultados, mas um é gloriosamente à prova de falha! Jovem, garanta um grande casamento. Case com uma mulher que teme ao SENHOR. A bondosa afeição mente e a atração física é sem valor. O conselho de casamento dado aqui é de valor incalculável. Considere-o; entenda-o; ensine-o; exija-o.

Este é claramente um dos mais preciosos provérbios. Em apenas 18 palavras, o SENHOR da sabedoria dá aviso glorioso e entendível e instrução para uma das maiores decisões da vida. Homens sábios se curvarão e tremerão diante desta sentença única e conhecerão que Deus escreveu a Bíblia. Aqui tem mais sabedoria do que todos os manuais de casamento juntos.

Atração e casamento geralmente ocorrem por dois motives pobres. Os homens correm atrás das mulheres pelas suas amizades e ações agradáveis ou por suas belezas. Casamentos arranjados e casamentos políticos são exceções. A maioria dos homens escolhe suas mulheres, por favor, ou por beleza.

Favor é a maneira pela qual a mulher trata o homem. Favor é fazer aquilo que o homem deseja, tratando ele bondosamente com afeição responsiva e a obediência aos seus desejos. As mulheres são especialistas em serem bondosas, responsivas, afetuosas, agradáveis, alegres, amigas, femininas e até mesmo submissas quando elas querem ser. Favor é a forma pela qual a mulher seduz o homem.

O favor é enganoso, uma mentira. Tais mulheres não tratam dos seus maridos da mesma forma quando estão casadas, pois a necessidade de seduzi-los não existe mais. Ela tem o seu marido, agora ela revela o seu verdadeiro caráter. O favor enganoso é um choque – depois do casamento os homens não conseguem acreditar que o namoro era uma mentira. Ela não é mais tão alegre, bondosa e amorosa quanto foi quando o seduzia.

O homem que casou pelos seus favores mentirosos agora deve encarar a verdade (e mais frequentemente, ainda, ter que ouvi-las), pois a sua mulher revela o que ela era o tempo todo – uma feiticeira atormentadora! Lembre-se! A mulher odiosa só é encontrada depois do casamento (Pv 30:23)! Ela era assombrosa nos encontros de namoro, você se lembra? Mas pensar a esse respeito agora é tarde demais! A armadilha foi acionada; as garras enferrujadas de ferro já agarraram e penetraram o seu coração; e ela não vai lhe soltar! Ela te agarrou!

A beleza é a atração física da mulher. Os homens desejam mulheres bonitas, pois Deus as fez para serem visualmente estimulantes. Deus também projetou cada aspecto de uma mulher para atrair os olhos do homem e uma mulher bonita tem estas características em abundância e perfeição. Em uma fração de tempo o rosto, o corpo o cabelo da mulher pode fulminar um homem. Ele está apaixonado, ou assim pensa. A sua visão diz que o céu marital está sob o véu e o vestido de casamento.

A beleza é vã e inútil, sem valor ou vantagem. Ela não conta para a realização de um grande casamento; e geralmente cria mais problemas do que prazer. Ela não indica caráter. Um corpo perfeito frequentemente hospeda uma alma deformada. Você só vai tomar conhecimento disso quando for tarde demais. Mulheres bonitas podem ser arrogantes, coquetes, egoístas e gastadoras. Os maridos geralmente são ciumentos, obrigados a sustentar a extravagância, forçados a pedir favores e podem ficar limitados a olhares e desejos sexuais.

Mais do que tudo, a beleza se corrompe com o tempo, se deforma com doenças e desaparece com a idade quando os efeitos decadentes do pecado a tira. O homem que abre as velas direcionadas ao porto marital no navio Beleza está num barco vazando água! O jardim de flores que ele comprou para a alegria de sua vida, nada mais é, logo, logo! O que vai manter o casamento quando a rainha da beleza pesa 100 quilos, tem cabelos grisalhos de cinco centímetros e verrugas do tamanho de uma uva!

Você se lembra? Uma mulher bonita sem caráter é como uma jóia de ouro na fuça da porca (Pv 11:22). A beleza de uma pequena jóia não consegue tornar a porca atraente ou remover o horrível fedor (Pv 27:15-16)! O marido dela está condenado a viver vinte e cinco anos desejando poder amar a sua mulher e vinte e cinco anos desejando que ele não precisasse ficar desejando! Lembre-se, jovem! Quando você vir o lindo ouro, não se esqueça de prestar atenção à porca que o usa!

Mas a mulher que teme ao Senhor será louvada! Seu marido e filhos a louvarão pela grande felicidade, conforto, paz, ajuda e prazer que ela lhes trouxe (Pv 31:28). Eles irão honrá-la, pois ela encheu as suas vidas com bênçãos maravilhosas de serviços incansáveis, tenra afeição, atenção abnegada, companheirismo devotado e trabalho diligente. Leia cuidadosamente o retrato detalhado desta rainha doméstica, escrito por uma rainha real e veja o caráter e a conduta que a coloca numa classe rara de mulheres (Pv 31:10-31). A vida do seu marido está cheia de alegria, pois o seu coração pode seguramente confiar nela (Pv 31:11). Ela fará bem para ele e não mal, todos os dias da sua vida (Pv 31:12).

Ele sabe que ela nunca o trairia; ele nunca tem que implorar ou coagir para obter alguma coisa; ele sabe que ele e seus filhos recebem o que há de melhor; ele é feliz e orgulhoso por poder ser visto em público com ela; ele sabe que ele tem a mulher mais carinhosa e erótica que já existiu; ele sabe que ela trabalha mais cedo, mais dura e mais tarde do que ele; ele se regozija com a sua criatividade e frugalidade; ele é graciosamente recompensado pelas suas habilidades empresariais e industriais; sua bondade é conhecida de todos; a beleza e o calor de seu lar produz o que há de melhor em questão de hospitalidade; e ele é o alvo de inveja de todos os outros homens de bem.

O temor do Senhor é um desejo fervoroso e reverente de agradar a Deus e odiar qualquer coisa que O desagrada (Pv 8:13; Ec 12:13). Isto é muito mais do que simplesmente frequentar a igreja: a maioria dos frequentadores não teme a Deus. A mulher perfeita crê absoluta e totalmente na Bíblia, e ela deseja obedecê-la em todas as áreas de sua vida (Sl 119:128). Considerando que a Bíblia descreve a mulher perfeita, ela, por isso, tem os mais altos motivos de manter o mais alto padrão jamais escrito para mulheres. Este critério para a escolha de uma mulher coloca todos os demais em total confusão.

Considere com cuidado. Ela tem as mais altas motivações, pois ela serve o marido em todos os aspectos para conquistar a aprovação do seu eterno Deus. E ela está seguindo o único guia perfeito para mulheres, escrita pelo Criador do homem, que fez a mulher para o homem. Não existe termo de comparação com o casar com uma mulher que teme o Senhor! Considere ainda o seguinte. Só esta mulher tem o Espírito Santo produzindo o maravilhoso fruto de amor, alegria e paz em sua vida!

Quando as chamas da atração romântica morrem, que motivo ela tem para se destacar das outras mulheres como uma mulher, amante e mãe? Elas estão perdidas sem a paixão interna que certa vez as movia. Mas esta mulher está diariamente procurando agradar o seu Deus, Quem expôs claramente nas Escrituras todos os traços perfeitos que ela necessita para poder Lhe agradar. Seu amor por Deus e o amor Dele por ela nunca muda, portanto o fluxo e refluxo da afeição marital não a afeta.

Quando as dificuldades maritais surgem e o seu marido é tolo, somente a mulher que teme ao Senhor permanecerá imutável. O seu desempenho contínuo não depende do respeito ou mesmo do amor do seu marido. Na verdade, depende unicamente do seu amor e temor do Senhor. Ela não vai mudar só porque o seu marido mostra o seu lado egoísta e feio. Ele sabe que ainda há um Deus no céu, o Qual espera que ela seja uma esposa como se fosse para Ele! Me ouçam, jovens!

Um homem sábio exigirá o temor do Senhor. Ele verificará o amor dela por Deus, sua devoção a Cristo, sua apreciação das Escrituras, e sua disposição de ser ensinada. Ele avaliará a maneira que ela recebe a correção, reage à pregação dura, e faz mudanças pessoais para agradar o seu Criador. Ela vai procurar aquela devoção extrema pelo Senhor, devoção esta que se tornará o seu maior bem, quando ela amar e servir ao seu marido apesar dos problemas no lar. Ele vai verificar a sua vida de oração, não o seu bronzeado, sua espiritualidade e não a sua habilidade culinária.

Ele irá procurá-la na igreja, ao invés dos bares, e não vai ser em uma igreja qualquer. Ele vai procurar uma mulher compromissada numa igreja à moda antiga que dá ênfase à sã doutrina e ao santo viver. Ele vai prová-la pela palavra de Deus, e ele espera encontrar obediência alegre, perfeita e imediata. Ele vai buscar aquele espírito manso e meigo que Deus afirma ser de grande valor (IPe 3:1-6). Ele vai procurar oportunidades para verificar sua submissão à autoridade em questões pessoais. Se ela vai deixar o seu cabelo crescer por causa de (ICo 11:15). Prepare seu dote!

A todo o custo, não se aproxime de qualquer mulher que enfatiza os seus favores ou beleza para atraí-lo, pois esses são sinais da mulher estranha, a prostituta que saiu para lhe destruir (Pv 2:16-19; 5:3-23; 6:24-35; 7:5-27; 9:13-18; 23:27-28; 30:20). Exija o temor do Senhor! Rejeite qualquer imitação! Rejeite todas as hipocrisias! Elas voltarão para destruir a sua alma.

Mulher cristã, você quer ser essa mulher digna de tanto louvor? Humilhe-se diante do seu Criador e pratique tudo que se encontra neste livro de Provérbios, especialmente (11:16; 12:4; 19:14; 31:10-29) Evite qualquer coisa como (Pv 11:22; 19:13; 21:9,19; 25:24; 27:15-16), Odeie o mundo e sua mensagem popular de libertação das mulheres, pois elas destroem o próprio sexo que elas buscam salvar, engolindo as mentiras pervertidas de Satanás. Procure uma igreja onde o púlpito proclama em alto e bom tom a verdade de Deus à moda antiga, sem apologia e onde as mulheres apreciam ouvi-la e a praticam em seus lares.

A sabedoria deste provérbio funciona nas duas direções. Pais devem ajudar as suas filhas a se casarem com homens que temem muito a Deus. Tal homem possui as mais altas motivações – agradar o Seu eterno Criador: e ele tem o manual perfeito para os maridos – a Palavra de Deus. Mulheres, nem considerem um marido que não tenha um temor apaixonado e consistente de Deus, um amor por Jesus Cristo e um zelo santo pela própria palavra de Deus. Um homem temente a Deus vai cuidar de você e dos seus filhos como nenhum outro. Mas avalie sabiamente, pois ser frequentador de igreja não é suficiente.

Irmão cristão, se você tem uma esposa como descrita aqui, louve-a e a recompense, em particular e publicamente (Pv 31:28-31). Veja os comentário de Provérbios 31:31. Agradeça a Deus por ela (Pv 18:22; 19:14; 31:10). Você foi grandemente abençoado pelo céu! Seu Criador lhe trouxe uma mulher muito melhor do que Eva, que matou o seu marido por causa de uma mentira! Ele o salvou do inferno nesta vida por guardar você de se casar com uma mulher por mero favor ou beleza. Para mantê-la temente a Deus, leve-a para uma igreja onde a verdade Dele é claramente ensinada.

A grande prostituta religiosa de Roma e as suas filhas buscam as almas dos homens oferecendo-lhes favores de fornicação espiritual e a beleza das suas vestes feitas por homens (Ap 17:1-6). Sê sábio, leitor cristão, para poder ver o engano de suas maldades e a vaidade de suas pretensões. Ela não tem nada a não ser a forma de piedade, mas sem substância. Busque o caráter puro do reino de Cristo nas igrejas simples dos santos piedosos que tremem com temor alegre diante do trono de Cristo Jesus, não a do papa ou de qualquer outro homem.

O nosso noivo abençoado, o Senhor Jesus Cristo, busca uma esposa que teme o Senhor. Deixe de lado os seus favores enganosos (Ap 2:2-4; 3:15-16), e desista de suas idéias vãs de beleza (Ap 3:17-18). Humilhe-se em arrependimento contrito e Ele virá para morar em você (Ap 3:19-22).

http://www.letgodbetrue.com/portuguese/proverbs/commentaries/31_30.php

Anúncios

Sobre Donizete Adriani

SOU CRISTÃO, TENHO POR OBJETIVO NESTA PÁGINA, DIVULGAR A PALAVRA DE DEUS, TRAZENDO UMA PALAVRA DE CONFORTO, ÂNIMO E ENCORAJAMENTO AOS INTERNAUTAS. // *** " E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. " Marcos 16:15 *** // " Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! " 1 Coríntios 9:16 *** // " E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos. " Lucas 9:2 *** /// " Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. " 1 Coríntios 1:17 *** /// " E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo. " Atos 5:42 *** // " E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma. " Romanos 1:15 *** // " O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos. " Isaías 61:1 ***//
Esse post foi publicado em Saúde Espiritual e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s